As crianças na Educação Infantil também aprendem!
Antigamente, a Educação Infantil era compreendida como o lugar para se cuidar, proteger as crianças: alimentar, fazer higiene, colocar para dormir, dar carinho... Tanto que a expressão Pré-Escola significava justamente esse preparo para a Escola, ou seja, preparar a criança para aprender quando chegasse o momento da escolarização, ou seja, o Ensino Fundamental.
Hoje, a Educação Infantil faz parte da Educação Básica, da mesma forma que o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
E quem é essa criança que chega à Educação Infantil? Será que criança é tudo igual?
Não mesmo! As crianças são diferentes, são seres com potenciais, gostos, histórias... diferentes. São cidadãos com direito e protegidas através de leis que garantem seus direitos e atendimento nessa etapa da vida de todo ser humano.
Criança não é um adulto em miniatura
Olhem só...
REVISTA NOVA ESCOLA:
Estudos dos últimos 30 anos revelaram que os bebês e crianças aprendem muito mais e mais cedo do que imaginava-se. Com isso, a ideia de que são tabulas rasas deu lugar ao entendimento de que é preciso oferecer espaços e oportunidades para que os pequenos mostrem o que já sabem e aprendam ainda mais .
Vale destacar a fala da professora Chiara Spaggiari
A CRIANÇA É UM CIDADÃO QUE VIVENCIA, CONSTRÓI SUA IDENTIDADE, BRINCA, IMAGINA, FANTASIA, APRENDE, OBSERVA, EXPERIMENTA, NARRA, QUESTIONA E CONSTRÓI SENTIDOS (constrói ideias, conceitos etc.) SOBRE A NATUREZA E A SOCIEDADE.
BNCC - PÁGINA 37
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB nº 5/2009)27, em seu Artigo 4º, definem a criança como sujeito histórico e de direitos, que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (BRASIL, 2009).




Nenhum comentário:
Postar um comentário